Direito Consumidor

Entenda os principais temas que você precisa saber sobre Direito do consumidor.

Somos um escritório de advocacia com advogados especialistas em Araçuaí -MG

 Na resolução de conflitos relacionados ao descumprimento de algum direito do consumidor, é importante contar com o trabalho de um escritório de advocacia de direito do consumidor. Isso porque, muitos são os direitos que não podem ser negligenciados, sob pena de indenização por danos materiais ou até mesmo morais. 

Vantagens de contratar um advogado direito do consumidor.

O Direito do Consumidor é uma forma de garantir que as pessoas envolvidas em variados tipos de transações comerciais tenham seus direitos resguardados.

Com isso, por meio do Código de Defesa do Consumidor, com 28 anos de existência, é possível conhecer os direitos e deveres de compradores e fornecedores.

Dessa forma, são considerados consumidores as pessoas que adquirem produtos ou serviços para satisfazer algum desejo ou necessidade pessoal. Enquanto que, os fornecedores, são aqueles que produzem ou vendem os produtos ou serviços que as pessoas solicitam.

Diante disso, indisposições no relacionamento entre as partes envolvidas são comuns.

Por isso, nesses casos, as negociações devem ser acompanhadas por um advogado direito do consumidor . 

É um conjunto de princípios que regem as relações de consumo entre fornecedor e comprador, visando preservar o direito de cada uma das partes. Com isso, de forma a facilitar a resolução de conflitos, o Direito do Consumidor possui como guia o Código de Defesa do Consumidor. Ao mesmo tempo, busca preservar a dignidade e interesses econômicos dos clientes.

Por meio dele é possível conferir todas as regras existentes e consultá-las para garantir que nenhum dos envolvidos sofra dolo.

O Direito do Consumidor prevê as possíveis situações em que o consumidor pode estar vulnerável e assim sofrer prejuízo em suas transações comerciais. 

Nesse sentido, são consideradas vulnerabilidades as seguintes situações:

  • Vulnerabilidade técnica: ausência de conhecimentos técnicos sobre um produto ou serviço, o que pode levá-lo a ser enganado, resultando em uma compra errada.
  • Jurídica ou científica: situação em que o comprador não possui conhecimentos jurídicos suficientes, especialmente se equiparados ao produtor. 
  • Vulnerabilidade econômica: está relacionada ao poder econômico do consumidor, que provavelmente é inferior ao do fornecedor.

O Código de Defesa do Consumidor reforça os direitos dos consumidores, para evitar que eles sejam lesados de alguma forma em uma relação comercial. 

Sendo assim, caso o cliente perceba que um dos seus direitos não foi respeitado, é importante buscar a consultoria de um advogado de direito do consumidor em Araçuaí e Região. 

Por isso, é importante que todos os compradores conheçam seus direitos e exijam que eles sejam cumpridos. 

Veja quais são os principais direitos da categoria: 

  1. Troca de mercadorias: quando estas vieram com problemas direto da fábrica.
  2. Publicidade: proteção contra propaganda enganosa.
  3. Direito do consumidor preço anunciado: o cliente tem direito a adquirir o produto pelo menor preço anunciado.
  4. Contratos com cláusulas abusivas: as informações dos contratos devem ser claras e nunca favorecer apenas uma das partes.
  5. Danos morais por negativação indevida: caso o nome de um comprador seja negativado nos órgãos de proteção ao crédito de maneira indevida, ele terá direito à indenização.
  6. Direito do consumidor arrependimento de compra: o consumidor pode se arrepender de uma compra efetuada no prazo máximo de até 7 dias.

Qualidade dos serviços públicos: o consumidor tem direito a ter acesso a serviços públicos de qualidade